Nas últimas décadas, diversas críticas têm sido feitas à
relação entre escola e alfabetização. As promessas de
transformação social por meio da escolarização nem
sempre se concretizam, o que tem gerado um movimento
de revisão das expectativas atribuídas à escola. Com base
nessa perspectiva crítica, assinale a alternativa que melhor
expressa uma compreensão atual sobre os desafios da
alfabetização escolar:
✂️ a) O insucesso da escola em alfabetizar está exclusivamente
ligado ao uso de métodos tradicionais, que não acompanham
os avanços das ciências cognitivas. ✂️ b) A persistência de baixos índices de alfabetização se deve,
em grande parte, à ausência de preparo técnico dos
professores nos anos iniciais. ✂️ c) A alfabetização é uma responsabilidade primária da família,
e o fracasso escolar nesse campo decorre da transferência
indevida dessa função para a escola. ✂️ d) O fracasso na alfabetização escolar é recente e resulta da
perda da autoridade pedagógica do professor frente às novas
tecnologias. ✂️ e) As dificuldades da escola em cumprir sua tarefa de
alfabetizar decorrem de fatores múltiplos — como método,
aluno, professor, sistema escolar, contexto social e políticas
públicas — e não devem ser atribuídas a um único elemento
isolado.