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Um estudo coordenado pela Fundação Getúlio Vargas aponta
que, enquanto 80% dos professores de educação infantil da
rede pública do país têm nível superior completo, 65,6% dos
docentes dessa mesma etapa na rede privada têm igual
escolaridade.
Os dados correspondem ao ano de 2014 e mostram que a
formação dos professores das instituições públicas continua
melhor que a dos professores da rede privada nos anos iniciais
do ensino fundamental. Nos anos finais dessa etapa, a
proporção de docentes com formação adequada muda: 92%
dos docentes na rede privada e 89% na pública. No ensino
médio, a formação é praticamente igual.
Deve-se ressaltar que o fato de que o nível superior completo,
sem se considerar a qualidade do conteúdo aprendido nas
licenciaturas, não garante excelência no trabalho docente e,
consequentemente, no ensino. Internet: <revistaeducação.com.br> (com adaptações). Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto
anteriormente apresentado, nota-se como válido que:
✂️ a) O estudo em evidência é utilizado no texto como argumento
de autoridade, a fim de se constatar um fato diretamente
relacionado às estatísticas. ✂️ b) O texto comprova, por meio dos números, que deve haver
uma preocupação com a formação acadêmica do professorado
para se alcançar qualidade no ensino. ✂️ c) As estatísticas apresentadas não são capazes, como
estratégia argumentativa, de atestarem uma verdade sobre o
tema abordado. ✂️ d) O melhor desempenho do ensino público se dá na educação
infantil, por esta conter uma maior quantidade de profissionais
formados. ✂️ e) A certeza de que o ensino privado seja melhor do que o
público é algo constatado com o aumento de profissionais
formados principalmente no ensino médio.