“(...) O poeta cômico Aristófanes pensava que “o comediógrafo não só oferece prazer como também
deve ser um professor de moral e um conselheiro político”. Eratóstenes pensava o contrário, afirmando
que “a função do poeta é encantar os espíritos de seus ouvintes, nunca instruí-los". Strabo argumentava
que “a poesia é a primeira lição que o estado deve ensinar à criança. A poesia é superior a filosofia por
que esta se dirige a uma minoria enquanto aquela se dirige às massas”. Platão, pelo contrário, pensava
que os poetas deviam ser expulsos de uma república perfeita porque a poesia só tem sentido quando
exalta as figuras e os fatos que devem servir de exemplo. O teatro imita as coisas do mundo mas o
mundo não é mais que uma simples imitação das ideias. Assim, pois, o teatro vem a ser uma imitação
de uma imitação. Aristóteles propõe a independência da poesia (lírica, épica e dramática) em relação
à política. (...)”.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
A respeito da proposta de Augusto Boal, em O Teatro do Oprimido , assinale as afirmações a seguir
com F (falso) e V (verdadeiro).
( ) demonstra que o teatro aristotélico permanece sendo a única alternativa possível para se fazer teatro.
( ) demonstra que, não obstante suas afirmações, Aristóteles constrói o primeiro sistema poético-político de intimidação do espectador, que é utilizado amplamente até os dias atuais.
( ) demonstra que, quando Aristóteles diz que a arte imita a natureza, devemos entender essa afirmação
como “a arte recria o princípio criador das coisas criadas”.
( ) Afirma que, a Natureza tende à perfeição, mas nem sempre a alcança e para corrigir a Natureza
naquilo em que haja fracassado é que servem a arte e a ciência .
Assinale a alternativa que apresenta o modo correto de assinalar as afirmações acima.
✂️ a) V, F, F, V. ✂️ b) F, V, V, V. ✂️ c) V, V, V, F. ✂️ d) F, F, V, V. ✂️ e) F, V, F, V.