“Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em
Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado
o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.
Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos:
criação, notação, apreciação e educação. Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os
fundamentos principais da Dança Moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas de
dança.
Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas
de dança para as massas. Desenvolvendo com esta finalidade a arte da dança coral, onde grande número
de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porém instigante, que
permita bailarinos e pessoas leigas dançarem juntas de forma colaborativa.”
Fonte: Site São Paulo Companhia de Dança. https://spcd.com.br/verbete/rudolf-laban/
A respeito das teorias de Laban sobre a dança educativa, podemos afirmar que
✂️ a) Embasado em profundos estudos, Laban desenvolveu uma linguagem para a descrição das
qualidades do movimento, denominado Esforço/Forma. Conclui que o movimento humano é composto
de quatro fatores fundamentais: densidade, tempo, foco e velocidade. ✂️ b) Laban articula que a criança não possui essencialmente uma tendência natural de dançar e se
expressar pelo movimento; por isso, essa habilidade deve ser ensinada e incentivada sob uma
orientação adequada. ✂️ c) Quando nos referimos à dança livre, movimento liberado, fluidez e natureza do movimento, de
acordo com Laban, falamos de uma proposta de dança que não requer técnica, o que a torna mais
acessível. Esta nova proposta de pensar prioriza a expressão espontânea a partir do repertório corporal
de cada estudante. ✂️ d) Laban sugeriu uma forma de educação baseada na arte da dança, onde o próprio impulso natural
que a criança tem em realizar movimentos similares aos da dança, seria uma forma inconsciente de
descarga de tensão. Devemos cultivar e concentrar o impulso inato da criança de realizar movimentos
expressivos e criativos, promovendo, assim, um elo entre o conhecimento intelectual e a habilidade
criativa. ✂️ e) Além da sistematização dos fatores do movimento, Laban também estabeleceu o conceito de
kinesfera , que representa graficamente as diversas formas de cruzamento entre os diversos fatores do
movimento e suas variações.