Vejamos o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quanto aos temas transversais: “são questões
urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam
transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de
conteúdos relativos a essas duas dimensões.” O compositor e educador Murray Schafer (2001), que traz uma efetiva
contribuição, com seu trabalho de ecologia acústica, nos diz que “em primeiro lugar, precisamos ensinar às pessoas
como ouvir mais cuidadosa e criticamente a paisagem sonora; depois, precisamos solicitar sua ajuda para replanejá-
la.” Assinale a alternativa que está de acordo com esta premissa de Schafer.
✂️ a) A poluição sonora vem sendo alvo de estudos em busca da diminuição dos sons. Esta é uma abordagem positiva.
Somente quando conseguirmos que as autoridades eliminem os sons que nos agridem é que teremos um ambiente
acústico desejável. Assim, uma apreciação do ambiente acústico não se faria necessária. ✂️ b) A poluição sonora vem sendo combatida pela diminuição do ruído. Esta é uma abordagem negativa. Precisamos procurar
uma maneira de tornar a acústica ambiental um programa de estudos positivos. Somente uma total apreciação do
ambiente acústico pode nos dar recursos para aperfeiçoar a orquestração da paisagem sonora mundial. ✂️ c) A poluição sonora é algo que se restringe a alçada dos poderes governamentais em definirem penalidades que recaindo
sobre as fontes de ruídos que agridem o mundo moderno, tomarão as rédeas de um ambiente acústico mais salutar e
democrático. Assim, apreciarmos ou não o ambiente acústico, não nos trará nenhum benefício em curto prazo. ✂️ d) A poluição sonora é um estudo da alçada de técnicos que ao traçarem os níveis que prejudicam a saúde auditiva das
pessoas, já realizam a tarefa de tornarem o ambiente acústico moderno mais ameno aos ruídos indesejáveis.