A educadora musical Nicole Jeandot (1993) relata que: “certa vez, numa classe de crianças de 2 a 4 anos, ao se
colocarem à disposição delas pedaços de papel de vários tipos, uma menina de 2 anos, depois de manipulá-los, foi
se sentar numa canto da sala levando uma cartolina, que ela revirava entre os dedos. A cadência regular produzia
uma sucessão de sons repetidos, alternados por curtos momentos de silêncio. Eu a observei por algum tempo, e em
seguida aproximei dela um tambor e duas baquetas. Qual não foi a minha surpresa ao ouvir a mesma cadência dos
sons no tambor, produzida ainda com alternância de braços, o que é raro nessa idade! De fato, ela estava prestando
atenção no som que realizava.” Assinale a alternativa que condiz com a visão da autora sobre alguns aspectos do
processo a ser trabalhado com a criança na construção das linguagens musicais.
✂️ a) Os jogos ritmados, próprios dos primeiros anos de vida, devem ser trabalhados e incentivados na escola. A criança não é
um artista, nem um ser meramente contemplativo, mas antes de tudo um ser “rítmico-mímico”, que usa espontaneamente
os gestos ao sabor da sensação que eles despertam. ✂️ b) Deve-se trabalhar uma aprendizagem voltada apenas para os aspectos técnicos da música. Partir da premissa de
despertar-lhe o senso musical e a sensibilidade não se faz necessários. ✂️ c) Sentir, viver e apreciar a música são fatores menores no processo que envolve formar a criança um musicista. Assim,
deve-se trabalhar uma aprendizagem que valorize a perfeição técnica no estudo de um instrumento. ✂️ d) Deve-se trabalhar uma aprendizagem que se limite a escrita e leitura dos signos musicais, aperfeiçoando esta de modo a
logo se chegar ao estudo do contraponto e de uma emissão vocal que beire a perfeição.