Fonterrada (2008) ao se referir a Emile-Jaques Dalcroze, nos apresenta duas preocupações que acompanharam este
educador musical. A primeira diz respeito à “educação musical e a necessidade de sistematização das condutas, em
que música, a escuta e o movimento corporal estivessem estreitamente ligados e interdependentes”. Sobre essa
base, Dalcroze erigiu seu sistema de educação musical, conhecido como “Rythmique” em língua francesa. Assinale
a alternativa que, conforme a autora, diz respeito a segunda preocupação de Emile-Jaaues Dalcroze .
✂️ a) Com o fato de a música ganhar espaço nas escolas e, assim, desmoralizar o ensino individual aplicado pelos educadores. ✂️ b) Com as condições que se apresentavam no novo século e, analisando a questão da educação musical em seu tempo e
país, ele atribui aos órgãos educacionais, professores e artistas a responsabilidade de promover a educação das massas. ✂️ c) Com a possibilidade de o governo implantar uma educação pública e, como conseqüência, perturbar a ordem do país por
ensinar música às massas. ✂️ d) Com a possibilidade de que o entusiasmo pela música de concerto fosse aplacado por sua proposta em trabalhar a
educação musical baseado no movimento corporal e na habilidade de escuta.