Sobre Zoltán Kodály, Fonterrada (2008) diz que o objetivo do método desse educador húngaro é “ensinar o espírito
do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares
e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto.” Assinale a alternativa que contém
algumas das formas usadas na musicalização com este método.
✂️ a) O ritmo é ensinado separadamente da melodia e para a sua notação, usa-se do pentagrama; começa-se a cantar por
volta do final da adolescência; o canto é baseado nos hits do sucesso que o mercado oferece com um modelo melódico
repetitivo, geralmente construído sobre três sons. ✂️ b) O ritmo não é ensinado, pois parte-se do princípio que quem tem um talento nato, não necessita de orientação neste
quesito; não se costuma grafar o ritmo visto que é o suficiente guardar-se na memória auditiva; o canto só é realizado por
aqueles, cuja extensão vocal é imensa, sendo que para os demais, resta apenas o estudo de um instrumento; o canto é
baseado em um repertório necessariamente estrangeiro ao país de origem. ✂️ c) O ritmo é ensinado separadamente da melodia, pois, em geral, é bem complexo; para a notação rítmica, usa-se a forma
de um gráfico; o canto só é desenvolvido na vida adulta para que não afete a saúde das cordas vocais; o canto é baseado
em melodias muito complexas e virtuosísticas, geralmente construídos sobre escalas cromáticas. ✂️ d) O ritmo não é ensinado separadamente da melodia; para notar os ritmos usa-se uma única linha, na qual se colocam
os valores; valoriza-se o hábito da entonação desde muito cedo; o canto é baseado em modelos melódicos simples que
provêm do folclore húngaro, geralmente construído sobre a escala pentatônica.