Martins, Picosque e Guerra (2010), ao se referirem à busca de uma aprendizagem significativa em arte, dizem que
“muitas vezes o aprendiz ainda não viveu encontros felizes com a arte, talvez tenha dificuldades em explorar e
comunicar idéias de pensamentos/sentimentos e pode ter aprendido apenas a seguir a lição de outros. Silenciado
de seu próprio pensar/sentir, repetidor do pensamento de outro, esse aprendiz terá de ser envolvido na rede da
linguagem da arte por outros caminhos.” Assinale a alternativa que aponta para o caminho que as autoras se referem.
✂️ a) Podem-se oferecer modelos determinados para que este aprendiz siga estritamente a direção que o professor apontar.
Assim, ele não correria o risco de se manifestar criando constrangimentos para ambas às partes. ✂️ b) É preciso abrir espaço para que possa desvelar o que pensa, sente e sabe, ampliando sua percepção para uma
compreensão de mundo mais rica e significativa. ✂️ c) Seguir padrões já experimentados e sedimentados da chamada metodologia tradicional é seguramente a opção mais
coerente para não se incorrer em apelos que poderiam extrapolar a relação do professor com esse aprendiz. ✂️ d) Jamais se devem abrir espaços para que o aprendiz se manifeste nas aulas de arte, pois se isso ocorre, o professor perde
sua autoridade de condutor no processo de ensino-aprendizagem.