Arthur tem 6 anos, possui surdez congénita e esta
matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Ele frequentou a Educação Infantil desde os 4 anos
quando começou a aprender a Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS). Os registros produzidos na Educação
Infantil apontam que ele apresenta nível
socioemocional e cognitivo dentro do esperado para
sua idade. Considerando a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e o
aparato legal que versa sobre os direitos das pessoas
surdas ou que apresentem perda auditiva, avalie as
afirmações: I. É direto acessar atendimento educacional
especializado no ensino da Língua Brasileira de Sinais
e da Língua Portuguesa na modalidade escrita como
segunda língua.
II. O atendimento educacional especializado é direito
durante toda a educação básica, não se estendendo
para a educação superior. III. Cabe aos sistemas de ensino disponibilizarem as
funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras.
IV. Os alunos deficientes auditivos, que não
apresentarem comprometimento intelectual,
prescindem atendimento educacional especializado. É correto o que se afirma em:
✂️ a) II e III, apenas. ✂️ b) Il e IV, apenas. ✂️ c) I e IV, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV.