A atuação dos profissionais de apoio na escola
pública brasileira tem se intensificado diante da
consolidação das políticas inclusivas.
Lopes e Mendes (2023) analisaram o perfil e a
atuação desses profissionais em diferentes
contextos municipais.
Considerando o papel e os desafios enfrentados
pelos profissionais de apoio na promoção da
inclusão escolar, analise as assertivas a seguir.
I. O estudo identificou que a atuação dos
profissionais de apoio é marcada pela
precariedade no perfil, condições de trabalho
desfavoráveis e utilização indiscriminada do
serviço de apoio.
II. As políticas públicas garantem, de forma
uniforme e nacional, a definição das atribuições
e a formação continuada obrigatória para todos
os profissionais de apoio.
III. Há registros de desvio de função e de
privatização dos serviços de apoio, o que
evidencia fragilidades no modelo de inclusão
escolar vigente.
IV. A ausência de diretrizes claras e a falta de
supervisão do trabalho desses profissionais são
apontadas como desafios a serem superados.
V. A pesquisa conclui que as condições de
trabalho já atendem plenamente às necessidades
para uma atuação qualificada na inclusão escolar.
Está correto o que se afirma em:
✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) II, IV e V, apenas. ✂️ d) I, II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, III, IV e V, apenas.