De acordo com as legislações vigentes, ensino de
Artes no Brasil, em todas as séries, deve contemplar
práticas acessíveis e não discriminatórias, que promovam o protagonismo, a diversidade e a inclusão a
partir de metodologias criativas e interdisciplinares e
vivências artísticas significativas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as
falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) A abordagem triangular de ensino de Arte,
estruturada pelos eixos “ler”, “fazer” e “contextualizar”, estimula a compreensão crítica de
obras, a experimentação artística e o entendimento de seu contexto histórico-social, favorecendo práticas interdisciplinares e criativas.
( ) As metodologias ativas, por meio de estratégias como aprendizagem baseada em
projetos, sala de aula invertida e design
thinking, colocam o estudante no centro do
processo criativo e são alinhadas às competências gerais da BNCC para a Educação
Básica, estimulando autonomia, criticidade e
engajamento.
( ) No ensino de Artes voltado à inclusão, o
protagonismo do sujeito com deficiência é
garantido sobretudo pela repetição de técnicas artísticas tradicionais, considerando que
a familiaridade com o formato convencional
facilita sua integração.
( ) A arte como prática social, segundo a BNCC,
deve superar a visão técnico-instrumental e
promover trocas multiculturais e vivências
sensíveis que ampliem o respeito à diversidade cultural e à alteridade.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta ,
de cima para baixo.
✂️ a) V • V • F • V ✂️ b) V • V • F • F ✂️ c) V • F • V • F ✂️ d) F • V • F • V ✂️ e) F • F • V • F