A teoria sociocultural de Lev Vygotsky oferece
ferramentas conceituais importantes para a
compreensão da relação entre aprendizagem e
desenvolvimento no contexto escolar. Um de seus
conceitos centrais é a Zona de Desenvolvimento
Proximal (ZDP). Assinale a alternativa que define
corretamente a ZDP.
✂️ a) A capacidade inata de aprendizagem de uma
criança, geneticamente determinada, que define os
limites de seu potencial intelectual ao longo da vida,
independentemente das influências do meio social. ✂️ b) Um estágio do desenvolvimento cognitivo em que a
criança adquire a capacidade de realizar operações
mentais lógicas, mas apenas com objetos e eventos
concretos, ainda sem a capacidade de raciocinar
abstratamente. ✂️ c) A distância entre o nível de desenvolvimento real da
criança, determinado pela capacidade de resolver um
problema de forma independente, e o nível de
desenvolvimento potencial, determinado pela
resolução de um problema sob a orientação de um
adulto ou em colaboração com um colega mais
capaz. ✂️ d) O conjunto de todos os conhecimentos e habilidades
que uma criança já domina e consegue executar sem
qualquer tipo de ajuda, representando sua autonomia
intelectual consolidada. ✂️ e) A diferença entre o conhecimento prévio que o aluno
possui sobre um determinado assunto e o novo
conhecimento que ele adquire após uma aula
expositiva, medida por meio de pré e pós-testes.