Considere a seguinte sequência didática, adaptada da proposta por Zabala (1998).
Apresentação: Docente apresenta uma situação problema relacionada a um tema.
Diálogo: Entre docente e discentes, explorando o surgimento de dúvidas, questões e problemas
relacionados ao tema.
Conclusões: A partir da discussão do grupo e de suas contribuições, docente estabelece as
conclusões.
Generalização: A partir das contribuições do grupo e das conclusões obtidas, docente estabelece as
leis, os modelos interpretativos ou os princípios que se deduzem deles.
Exercícios de memorização: Permitem lembrar os resultados das conclusões e da generalização.
Prova ou exame: Todos os discentes, com perguntas e exercícios durante uma hora.
Feedback: Docente comunica aos discentes os resultados obtidos. Fonte: ZABALA, Antoni. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Analisando a sequência didática apresentada e os diferentes tipos de conteúdo (procedimentais, atitudinais, conceituais) que a compõem, é CORRETO afirmar que:
✂️ a) por ser dialógica, a sequência elimina a memorização de conteúdos conceituais. ✂️ b) toda a sequência de atividades explora somente conteúdos procedimentais. ✂️ c) conteúdos procedimentais e atitudinais são o foco do ensino e também o foco da avaliação contínua. ✂️ d) os três tipos de conteúdo são ensinados e avaliados na mesma proporção. ✂️ e) a sequência didática explora diferentes tipos de conteúdos, como procedimentais e atitudinais, trabalhados como estratégia de ensino, mas a avaliação se restringe aos conteúdos conceituais consolidados.