As seis dimensões do conhecimento listadas na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscam facilitar o processo de ensino e aprendizagem em Arte.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as
falsas ( F ) sobre esse processo.
( ) Os conhecimentos e experiências artísticas
são formados por materialidades verbais e
não verbais, e devem ser compreendidos
como processos objetivos, mensuráveis, universais e com parâmetros fixos de avaliação.
( ) A vivência com a Arte não ocorre de modo
fragmentado. Por isso, o componente curricular deve promover o diálogo entre as diferentes linguagens, articulando-se também com
a literatura e com expressões híbridas, como
circo, cinema e performance.
( ) O componente Arte no Ensino Fundamental
reúne manifestações culturais de diferentes tempos e espaços, abrangendo tanto
o contexto dos alunos quanto produções
contemporâneas.
( ) As atividades que favorecem o trânsito criativo entre diferentes linguagens artísticas
podem dialogar com a literatura e outros
componentes curriculares, integrando conhecimentos e experiências. Nesse processo, a
aprendizagem é vista como linear e previsível.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta ,
de cima para baixo.
✂️ a) V • F • V • V ✂️ b) V • F • F • F ✂️ c) F • V • V • F ✂️ d) F • V • F • V ✂️ e) F • F • V • F