Em um congresso de Educação foi apresentado um trabalho que analisou as tendências pedagógicas presentes nas declarações de
professores brasileiros com diferentes tempos de experiência docente. Os resultados evidenciaram duas tendências principais: (I) a
liberal tradicional, historicamente predominante na educação brasileira e mais frequente nos discursos e práticas de docentes com mais
de 20 anos de atuação; e (II) a liberal renovada progressivista, que orienta mais diretamente a prática dos professores iniciantes, por ser
atualmente enfatizada nos cursos de licenciatura no país.
A partir deste contexto, à luz do conhecimento sobre as tendências pedagógicas conforme apresentado por Libâneo (2014), marque a
alternativa CORRETA
✂️ a) Nas salas de aula conduzidas por professores iniciantes, predominam práticas como a repetição de exercícios sistemáticos e a
recapitulação do conteúdo, consideradas por eles estratégias que garantem a retenção dos conhecimentos ensinados. ✂️ b) Entre os professores iniciantes, é recorrente a concepção de que o trabalho em grupo possui relevância não apenas como técnica
pedagógica, mas também como condição fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. ✂️ c) Independentemente do nível de experiência docente, os professores avaliam seus estudantes apenas por meio de dois métodos
principais: exercícios domiciliares e provas escritas ao final do bimestre, prática coerente tanto com a tendência liberal tradicional
quanto com a liberal renovada progressivista. ✂️ d) Sob a perspectiva dos professores mais experientes, a finalidade da escola consiste em articular as necessidades individuais dos
alunos ao contexto social, organizando-se de maneira a refletir, na medida do possível, a vida cotidiana. ✂️ e) Os professores iniciantes compreendem como conteúdos de ensino aqueles que decorrem das necessidades e interesses
explicitamente manifestados pelos estudantes, não se restringindo necessariamente às matérias tradicionais.