Questões Administração de Recursos Materiais Supply Chain Management SCM
O gerenciamento de suprimentos por meio da abordagem do Supply Chain Management
Responda: O gerenciamento de suprimentos por meio da abordagem do Supply Chain Management tem como objetivo estratégico
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa D
O sistema de gestão da cadeia de suprimentos, conhecido como Supply Chain Management (SCM), pode ser ampliado através do conceito de integração entre as organizações. Isso significa buscar uma maior eficiência e competitividade em todo o canal logístico, otimizando o fluxo de materiais e informações entre fornecedores e compradores.
O principal objetivo é fazer com que as empresas gerem valor para o cliente final, desde a etapa de produção até a entrega. Nesse contexto, o fornecedor de matéria-prima não se limita mais a interagir apenas com seu cliente direto (a fábrica), mas passa a considerar também seu papel e desempenho dentro de toda a cadeia de suprimentos. Antigamente, essas relações eram fragmentadas, com cada elo da cadeia focado apenas no próximo: o fornecedor via apenas a fábrica, a fábrica apenas o distribuidor, e assim por diante, até o varejista, que se concentrava exclusivamente no consumidor.
Hoje, o conceito de supply chain promove uma visão sistêmica e colaborativa, com os seguintes objetivos principais:
>Reduzir os custos de fornecimento,
>Diminuir o tempo total de atendimento, do pedido até a entrega,
>Aumentar a margem de lucro dos produtos,
>Elevar a produtividade,
>Melhorar o retorno sobre os investimentos ao longo da cadeia.
O sistema de gestão da cadeia de suprimentos, conhecido como Supply Chain Management (SCM), pode ser ampliado através do conceito de integração entre as organizações. Isso significa buscar uma maior eficiência e competitividade em todo o canal logístico, otimizando o fluxo de materiais e informações entre fornecedores e compradores.
O principal objetivo é fazer com que as empresas gerem valor para o cliente final, desde a etapa de produção até a entrega. Nesse contexto, o fornecedor de matéria-prima não se limita mais a interagir apenas com seu cliente direto (a fábrica), mas passa a considerar também seu papel e desempenho dentro de toda a cadeia de suprimentos. Antigamente, essas relações eram fragmentadas, com cada elo da cadeia focado apenas no próximo: o fornecedor via apenas a fábrica, a fábrica apenas o distribuidor, e assim por diante, até o varejista, que se concentrava exclusivamente no consumidor.
Hoje, o conceito de supply chain promove uma visão sistêmica e colaborativa, com os seguintes objetivos principais:
>Reduzir os custos de fornecimento,
>Diminuir o tempo total de atendimento, do pedido até a entrega,
>Aumentar a margem de lucro dos produtos,
>Elevar a produtividade,
>Melhorar o retorno sobre os investimentos ao longo da cadeia.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários