Segundo Pinazza e Fochi (2018), no contexto das práticas da Educação Infantil,
“o que se pratica correntemente sob a denominação de “documentação pedagógica”, não raro, se
trata de uma coleção de meros registros escritos, fotográficos, em vídeos ou em áudios, que não
atingem o estatuto de uma documentação pedagógica e tampouco provocam a tão sonhada
transformação na prática educativa”. Sobre o conceito de documentação pedagógica e de acordo com
o trecho anterior, assinale a alternativa correta.
✂️ a) A documentação pedagógica valoriza o registro como evidência do trabalho docente, podendo ser
elaborada mesmo sem uma análise mais aprofundada dos significados envolvidos nas ações das
crianças. ✂️ b) Frequentemente se verifica uma desvinculação dos registros cotidianos com o planejamento
educativo tal como exige a concepção de documentação pedagógica. ✂️ c) A documentação pedagógica se caracteriza por reunir registros que ilustram o cotidiano das
crianças, funcionando principalmente como uma forma de socializar as atividades com as famílias. ✂️ d) Embora envolva observação e registro, a documentação pedagógica tem como foco principal a
organização e o arquivamento de informações para fins administrativos e avaliativos. ✂️ e) A documentação pedagógica busca registrar as experiências das crianças de modo fiel e objetivo,
priorizando a descrição dos acontecimentos.