A avaliação, além de não estar centrada no aspecto individual das crianças, não pode
enfatizar apenas aspectos cognitivos em situações de testagem. Ela precisa deter-se nos processos e
não apenas nos resultados. A avaliação na escola de Educação Infantil precisa dar atenção às relações
das crianças no grupo e suas aprendizagens, além disso, é necessário que a avaliação não seja apenas
das crianças, mas que também, por meio de reflexões sistemáticas, com uso de ferramentas
específicas, o professor e a instituição possam fazer dela matéria de reflexão sobre o trabalho
desenvolvido, sobre a colaboração com pais e comunidade e sobre os projetos dinamizados.
Considerando o texto acima, sobre a avaliação em Educação Infantil, analise as afirmações abaixo:
1. Tem caráter formativo e contínuo, buscando compreender como cada criança aprende e se
desenvolve em seu contexto de convivência.
2. Envolve também a análise do trabalho pedagógico do professor e da instituição, possibilitando o
aprimoramento das práticas educativas.
3. Deve priorizar os resultados observáveis de aprendizagem e servir como base para a promoção das
crianças à etapa seguinte do ensino.
4. Deve contemplar as dimensões cognitivas, sem perder de vista os aspectos afetivos, sociais e
expressivos que permeiam o desenvolvimento infantil.
5. Busca promover o diálogo entre professores e famílias, reconhecendo-as como parceiras na
compreensão do desenvolvimento infantil.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
✂️ a) 06. ✂️ b) 10. ✂️ c) 11. ✂️ d) 12. ✂️ e) 13.