A avaliação em Arte deve ser coerente com os objetivos
do componente curricular e com uma concepção de
aprendizagem processual. Sobre a avaliação em Arte no
Ensino Fundamental, registre V, para as afirmativas
verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A avaliação deve priorizar o acompanhamento do
processo de criação e expressão do aluno, valorizando
suas pesquisas, experimentações e a evolução de seu
trabalho ao longo do tempo, em vez de focar apenas no
produto final.
(__)O uso de instrumentos como portfólios, diários de
bordo e pautas de observação são adequados para
registrar o percurso do aluno, suas hipóteses e
descobertas, subsidiando uma avaliação formativa.
(__)A avaliação em Arte deve se basear exclusivamente
em critérios técnicos de perfeição e semelhança com
modelos pré-estabelecidos, atribuindo notas que
classifiquem os alunos entre "talentosos" e "sem talento".
(__)A autoavaliação e a avaliação entre pares podem ser
estratégias interessantes para envolver os alunos no
processo avaliativo, desenvolvendo sua capacidade
crítica e a reflexão sobre o próprio trabalho e o dos
colegas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta, de cima para baixo:
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️