Texto associado. O ciclo de lobolo começou com a Ju. Foi com dinheiro e não com gado. Lobolou-se a mãe, com muito dinheiro, num lobolo- -casamento. As crianças foram legalmente reconhecidas, mas não tinham sido apresentadas aos espíritos da família. Era preciso trazê-las do teto da mãe para a sombra do patriarcal num ato de lobolo pelo filho, uma forma de legitimá-las uma vez que nasceram fora das regras de jogo de uma família polígamo. Depois fez-se lobolo da Lu e dos filhos. As nortenhas espantaram-se. Essa história de lobolo era nova para elas, mas envolve muito dinheiro. Dinheiro para os pais, elas, e os filhos. Dinheiro que faz falta para comer, para viver, para investir. Quando se trata de benesses, qualquer cultura serve. Elas esqueceram o matriarcado e disseram sim à tradição patriarcal. Passamos três meses a andar de festa em festa. Era importante que todos os lobolos fossem feitos numa rajada antes que o Tony mudasse de ideias.
CHIZIANE, P. Niketche: uma história de poligamia .
São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
Ao planejar aulas com base no trecho do romance, da escritora
moçambicana Paulina Chiziane, um professor do Ensino
Médio pretende considerar, no processo de mediação leitora,
a reflexão em torno dos estudos literários e culturais em prol
do desenvolvimento da construção de conhecimentos e da
autonomia discente. Partindo desse propósito e do potencial da obra de literatura
africana Niketche: uma história de poligamia , qual prática
docente é coerente com uma perspectiva emancipatória?
✂️ a) Organizar seminário temático para investigação inicial do
conceito de “lobolo” e de estrutura familiar mono e poligâmica
como manifestação cultural em contextos afro-diaspóricos. ✂️ b) Planejar apresentação dramática do texto a fim de centrar
no desenvolvimento da expressão corporal como estratégia
de aprendizagem de aspectos socioculturais africanos. ✂️ c) Realizar avaliação diagnóstica em torno do enredo do
texto e do uso de vocábulos como “lobolo”, de modo a
explicar os sentidos do texto, diminuindo as dificuldades
de compreensão. ✂️ d) Propor leitura em voz volta, seguida da explicação sobre
o conceito de “lobolo”, a fim de preencher uma ficha de
leitura para sedimentar conhecimentos em torno dos
estudos culturais africanos.