Texto associado. O letramento literário configura a existência de um repertório textual, a posse de habilidades de trabalho linguístico-formal, o conhecimento de estratégias de construção de texto e de mundo que permitem a emersão do imaginário no campo simbólico.
PAULINO, G. et al. A formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
Educação em Revista , n. 30, dez. 1999.
Com base no conceito de letramento literário apresentado no texto, qual alternativa apresenta uma atividade de leitura adequada
para promover a construção da autonomia do estudante da Educação Básica?
✂️ a) Clube de leitura alternativo: o professor escolhe, juntamente com os estudantes, uma obra por mês, cria roteiro de leitura,
conduz encontros com os colegas e coleta comentários. ✂️ b) Mural virtual de críticas: o professor indica contos sobre os quais os estudantes precisam elaborar uma resenha crítica que
será posteriormente publicada nas plataformas digitais. ✂️ c) Traga sua citação: o professor traz textos literários, e os estudantes escolhem frases e as ilustram para compor um painel
que ficará exposto na escola e, posteriormente, nas redes sociais. ✂️ d) Peça teatral: o professor seleciona, juntamente com os estudantes, um roteiro de peça baseado em obra canônica para os
estudantes ensaiarem e apresentarem a peça teatral na mostra cultural da escola.