A gestão participativa na escola constitui um princípio que valoriza a construçã...

Questão de Pedagogia da banca IBEPP aplicada no concurso Prefeitura de Tupã SP (2026). Confira a resolução completa abaixo:

A gestão participativa na escola constitui um princípio que valoriza a construção coletiva das decisões e o envolvimento dos diferentes sujeitos no processo educativo. Sobre esta temática, analise as assertivas a seguir:


I. Pressupõe a atuação colaborativa de gestores, professores, estudantes, famílias e comunidade, favorecendo a corresponsabilidade na condução das ações escolares.

II. Fundamenta-se na centralização das decisões administrativas como estratégia para assegurar maior agilidade na implementação das diretrizes institucionais.

III. Envolve a criação de espaços de diálogo e deliberação, como conselhos escolares e assembleias, possibilitando a participação efetiva dos diferentes segmentos.

IV. Caracteriza-se pela articulação entre autonomia escolar e compromisso coletivo, orientando a tomada de decisões com base em princípios democráticos.


Estão CORRETAS: