Em uma turma de Educação Infantil, a professora organiza diferentes situações em...

Questão de Pedagogia da banca INAZ do Pará aplicada no concurso Prefeitura de Mazagão AP (2026). Confira a resolução completa abaixo:

Em uma turma de Educação Infantil, a professora organiza diferentes situações em que as crianças entram em contato com práticas sociais de leitura e escrita. Exploram livros de histórias, observam listas de presença, acompanham registros de rotina, identificam sinais gráficos em materiais do cotidiano e participam da produção coletiva de bilhetes destinados às famílias. Durante essas atividades, as crianças formulam hipóteses sobre a escrita, atribuem sentidos aos registros gráficos e utilizam marcas escritas em situações comunicativas concretas, ainda que não dominem convencionalmente o sistema alfabético.

Considerando as concepções contemporâneas de alfabetização e letramento na Educação Infantil, identifique a alternativa CORRETA.