Questões Pedagogia

No processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e...

Responda: No processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastant...


1Q10984 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

No processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), conceito introduzido por Lev Vygotsky, é fundamental para entender o processo de aprendizagem sob a ótica sócio-interacionista. A ZDP define-se como a distância entre o nível de desenvolvimento atual, que é o que a criança consegue fazer por si só, e o nível de desenvolvimento potencial, que é o que a criança consegue fazer com a ajuda de um adulto ou de um par mais capaz.

Este conceito é crucial porque enfatiza a importância da interação social na aprendizagem. A aprendizagem efetiva ocorre quando as atividades de ensino estão situadas dentro dessa zona, permitindo que o aluno avance além do que poderia alcançar sozinho.

As outras opções não descrevem corretamente o conceito de ZDP. A alternativa 'a' refere-se mais à teoria da assimilação de Piaget, enquanto as alternativas 'c', 'd' e 'e' não estão diretamente relacionadas aos conceitos vygotskianos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.