Considerando a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Base da Educação Naciona...

Considerando a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, assinale a alternativa INCORRETA.


publicidade
Considerando a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, assinale a alternativa INCORRETA.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    27/08/2026 • 09:01
    Vamos analisar cada alternativa à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, especialmente nos artigos 8 a 11, que falam das competências da União, dos Estados e dos Municípios.
    A alternativa A diz que a União incumbir-se-á de exercer ação redistributiva em relação às suas escolas. Na verdade, segundo a LDB, a ação redistributiva da União deve ser exercida em relação aos entes federados — estados, distrito federal e municípios — para equilibrar as oportunidades educacionais, e não centrada apenas em suas próprias escolas. Portanto, esse item apresenta uma afirmação incorreta.
    As alternativas B, C e D estão corretas: os estados realmente têm essa incumbência citada na B, os municípios têm competência para baixar normas complementares (C) e também autorizar, credenciar e supervisionar estabelecimentos do próprio sistema de ensino (D).
    Portanto, a alternativa incorreta — que pede o enunciado — é a letra A.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.