Para Vasconcellos (2002), como parte do processo de ensino-aprendizagem, a av...

Para Vasconcellos (2002), como parte do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação precisa abranger três aspectos básicos da tarefa educativa. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta ...


publicidade
Para Vasconcellos (2002), como parte do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação precisa abranger três aspectos básicos da tarefa educativa. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas esses aspectos.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    27/08/2026 • 01:01
    Vamos analisar uma questão bem interessante sobre avaliação no processo de ensino-aprendizagem a partir da perspectiva de Vasconcellos (2002). É fundamental entender que o autor defende uma avaliação ampla, que vai além dos aspectos puramente cognitivos e envolve diferentes dimensões da prática educativa.

    Na literatura de Vasconcellos, ele diz que a avaliação não pode se limitar apenas à verificação de conteúdos, nem apenas ao relacionamento interpessoal. Para ele, existem três dimensões principais: o trabalho com o conhecimento (que é justamente o conteúdo trabalhado em sala), o relacionamento interpessoal (envolvendo as interações, respeito, cooperação entre os envolvidos) e a organização da coletividade (como a turma se organiza, participa, convive e compartilha responsabilidades coletivas).

    Analisando as alternativas:
    - A alternativa A menciona indicadores quantitativos e elaboração de provas, que se limitam a uma visão tradicional de avaliação.
    - A alternativa B mistura gestão democrática e indicadores quantitativos, o que não é exatamente o que Vasconcellos aponta.
    - A alternativa C traz exatamente trabalho com o conhecimento, relacionamento interpessoal e organização da coletividade, que são os três aspectos destacados por Vasconcellos.
    - A alternativa D fala em elaboração de provas e domínio de conteúdos, de novo uma visão restrita.
    - Já a alternativa E repete domínio de conteúdos e gestão democrática, que não são expressões usadas pelo autor da forma como aparecem aqui.

    Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.