De acordo com a Lei nº 10.639/2003, o ensino de história e cultura afro-brasi...

De acordo com a Lei nº 10.639/2003, o ensino de história e cultura afro-brasileira é obrigatório no nível de ensino médio. Sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira nos Institutos Federa...


publicidade
De acordo com a Lei nº 10.639/2003, o ensino de história e cultura afro-brasileira é obrigatório no nível de ensino médio. Sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira nos Institutos Federais, assinale a alternativa INCORRETA.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    26/08/2026 • 17:00
    Vamos analisar juntos essa questão sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira segundo a Lei nº 10.639/2003. Essa lei determina que é obrigatório incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática da história e cultura afro-brasileira, objetivando valorizar a diversidade cultural brasileira.
    A alternativa A está correta, pois realmente deve ser incluído o estudo da história da África, de sua cultura e dos povos africanos.
    A alternativa B também está correta ao afirmar que se abrange a cultura afro-brasileira e a participação do povo negro na formação da sociedade brasileira, o que está alinhado com o espírito da lei.
    A alternativa C vai no mesmo sentido, pois a lei prevê que o ensino desse conteúdo pode ser integrado em várias disciplinas, como História, Arte e Literatura, ampliando a reflexão em diferentes áreas do conhecimento.
    Já a alternativa D afirma que esse conteúdo é desenvolvido apenas nas aulas de História, com 'articulação pontual' com as demais disciplinas. Esse ponto restringe o alcance do ensino obrigatório, pois a lei e suas orientações apontam para uma integração mais transversal e permanente ao longo de todo o currículo, e não apenas como um complemento secundário em outras disciplinas.
    Por fim, a alternativa E está correta ao mencionar o estudo das lutas e das contribuições do povo negro em várias dimensões da história do Brasil.
    Portanto, a alternativa INCORRETA é a letra D.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.