Considerando as concepções de infância e os marcos históricos e legais que fu...

Considerando as concepções de infância e os marcos históricos e legais que fundamentam a Educação Infantil no Brasil, analise a sentença abaixo: A infância, conforme demonstrado pelos es...


publicidade
Considerando as concepções de infância e os marcos históricos e legais que fundamentam a Educação Infantil no Brasil, analise a sentença abaixo:

A infância, conforme demonstrado pelos estudos de Philippe Ariès, é uma invenção moderna, uma vez que, na sociedade medieval, as crianças eram percebidas como adultos em miniatura e participavam das mesmas atividades que os adultos, sem que houvesse uma fase específica dedicada à sua educação e cuidado diferenciados (1ª parte). As primeiras instituições destinadas ao atendimento de crianças no Brasil foram criadas sob uma lógica assistencial e de custódia, voltadas prioritariamente para os filhos das classes populares, enquanto as crianças das elites recebiam educação em outros espaços (2ª parte). A promulgação da Constituição Federal de 1988 garantiu automaticamente a universalização do atendimento em creches e pré-escolas em todo o território nacional, como forma de diminuir as desigualdades regionais, assegurando vagas para todas as crianças de zero a seis anos (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    26/08/2026 • 16:16
    Essa questão aborda um tema importante para quem estuda Educação Infantil: a construção histórica da infância e as bases legais dessa etapa educacional no Brasil. Vamos analisar cada uma das três partes citadas na sentença.

    A 1ª parte fala sobre o que Philippe Ariès observou em sua obra clássica: realmente, ele defende que a infância, como nós conhecemos hoje (um tempo específico da vida, com cuidados e educação diferenciados), é uma construção moderna. Na Idade Média, as crianças eram vistas quase como 'mini adultos', convivendo e participando das mesmas atividades dos mais velhos, sem essa separação clara. Então, a 1ª parte está correta.

    A 2ª parte destaca que as instituições voltadas ao atendimento infantil no Brasil surgiram com caráter assistencialista e de custódia, principalmente destinadas aos filhos das classes populares, enquanto as elites tinham outras formas de atendimento. Isso é um ponto muito discutido pelos estudiosos do tema, pois o histórico das creches e pré-escolas no Brasil realmente começou mais voltado ao acolhimento das crianças pobres, o que faz essa segunda parte também correta.

    Já a 3ª parte diz que com a Constituição Federal de 1988 foi garantida AUTOMATICAMENTE a universalização do atendimento em creches e pré-escolas, assegurando vaga a todas as crianças de 0 a 6 anos. Aqui está o erro: a Constituição Federal de 1988 deu um passo muito importante ao reconhecer a Educação Infantil como direito da criança e dever do Estado, mas não garantiu automaticamente vaga a todas as crianças dessa faixa etária nem universalizou o atendimento de uma hora para outra – inclusive, essa ampliação foi (e ainda tem sido) um desafio progressivo ao longo dos anos.

    Portanto, corretas apenas a 1ª e a 2ª partes, e a resposta certa é a letra b.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.