Considerando o disposto na Lei 7.357/1985, leia as assertivas a segui...

Considerando o disposto na Lei 7.357/1985, leia as assertivas a seguir e responda o que se pede: I. O cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa ''à ...


publicidade
Considerando o disposto na Lei 7.357/1985, leia as assertivas a seguir e responda o que se pede:


I. O cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa ''à ordem'', é transmissível por via de endosso.

II. A morte do emitente ou sua incapacidade superveniente à emissão invalidam os efeitos do cheque.

III. O emitente ou o portador podem cruzar o cheque, mediante a aposição de dois traços paralelos no anverso do título.

IV. O emitente ou o portador podem proibir que o cheque seja pago em dinheiro mediante a inscrição transversal, no anverso do título, da cláusula ''para ser creditado em conta'', ou outra equivalente.


Assinale a única alternativa CORRETA:


Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    27/08/2026 • 16:01
    Vamos lá! Primeiramente, o assunto envolve a Lei do Cheque (Lei 7.357/1985), que regula tudo relacionado a esse título de crédito tão comum no dia a dia bancário. É essencial para quem estuda para concursos na área bancária, jurídica ou fiscal.

    Analisando a assertiva I: ela diz que o cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula 'à ordem', é transmissível por via de endosso. Está correta, porque basta o título estar em nome de alguém que, via de regra, pode-se endossar, a não ser que venha a expressão 'não à ordem', aí só por cessão ordinária.

    A assertiva II afirma que a morte do emitente ou sua incapacidade superveniente à emissão invalidam os efeitos do cheque. Isso está errado! Pelo artigo 7º da Lei do Cheque, nem a morte nem a incapacidade do emitente anulam os efeitos do cheque, justamente para assegurar a circulação do título.

    Sobre a assertiva III: diz que o emitente ou o portador podem cruzar o cheque, colocando dois traços paralelos no anverso. Essa está certa (artigo 44 da lei), o cruzamento serve de precaução extra, pois obriga o pagamento via depósito, por exemplo.

    Por fim, a assertiva IV fala que o emitente ou portador podem proibir o saque em dinheiro, escrevendo transversalmente 'para ser creditado em conta' ou expressão semelhante. É isso mesmo, está correto de acordo com o artigo 45 da lei do cheque.

    Agora, avaliando as alternativas: a) está errada, pois não é só a I que está correta; b) está certa, de fato, a assertiva II é falsa; c) está errada, pois nem todas são verdadeiras (a II é falsa); d) também está errada, porque a IV não é falsa.

    Portanto, a correta é a alternativa b. Gabarito: b.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.