O processo avaliativo não deve ser compreendido como uma mera investigação do...

O processo avaliativo não deve ser compreendido como uma mera investigação dotada de métodos para analisar inúmeros aspectos de um programa/projeto, mas sim como


publicidade
O processo avaliativo não deve ser compreendido como uma mera investigação dotada de métodos para analisar inúmeros aspectos de um programa/projeto, mas sim como
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    29/08/2026 • 20:01
    Vamos analisar essa questão sobre avaliação de programas e projetos. Esse tema aparece bastante em concursos, principalmente quando se discute gestão, administração pública ou ciências sociais aplicadas. A avaliação de projetos e programas vai muito além de ser um procedimento técnico ou um ritual obrigatório; ela tem papel central quando pensamos em aprimoramento de políticas públicas e eficácia das iniciativas propostas.

    A alternativa A fala sobre justificar o programa em novas intervenções, após ajustes. Essa resposta limita a avaliação ao uso posterior, como se ela servisse só para justificar continuidade. Não é suficiente.

    A alternativa B sugere que a avaliação é uma produção sistemática de dados, informações e conhecimentos para aprimoramento das intervenções. Essa descrição está mais alinhada com a visão moderna da avaliação, que não é só coleta de dados, mas organização e uso deles para melhorar processos e resultados. O foco está no aprimoramento contínuo, não apenas no controle. Esta resposta está correta.

    A alternativa C reduz o processo avaliativo a uma mera mensuração de recursos investidos. Isso é uma visão equivocada, já que a avaliação engloba resultados, impactos, processos e contribui para o ciclo de aprendizagem institucional.

    A alternativa D até aproxima-se do correto ao falar em ajustes e impacto desejado, mas restringe o uso da avaliação apenas para promover impacto, não mencionando o aprimoramento contínuo ou o caráter de produção de conhecimento.

    A alternativa E trata avaliação como um "estudo programado" com indicadores, mas não contempla o seu papel transformador dentro do processo.

    Portanto, a alternativa mais completa, correta com a teoria da avaliação em políticas públicas, é a B.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.