A pesquisa em Serviço Social é inerente à pratica profissional da(o) assisten...

A pesquisa em Serviço Social é inerente à pratica profissional da(o) assistente social. Sendo assim, ela é


publicidade
A pesquisa em Serviço Social é inerente à pratica profissional da(o) assistente social. Sendo assim, ela é
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    29/08/2026 • 20:01
    Vamos analisar o tema da pesquisa no Serviço Social. A pesquisa não é uma atividade separada ou complementar: ela está profundamente conectada ao exercício cotidiano do assistente social. Isso significa que pesquisar faz parte da identidade do profissional e está diretamente relacionada ao projeto ético-político do Serviço Social.
    Analisando as alternativas, a letra a afirma que a pesquisa é 'constitutiva da identidade e do projeto profissional', o que está em perfeita sintonia com o que se espera do Serviço Social, pois a profissão se constrói na articulação entre teoria, prática e pesquisa.
    A letra b diz que é 'base de encontro para teorias antagônicas', mas isso é muito vago e não corresponde ao papel central e integrado que a pesquisa tem. A letra c fala que é 'suplementar', como se fosse um extra, e não essencial, o que está equivocado. A letra d aponta 'meios analíticos sintéticos', mas isso é uma característica da metodologia, e não da natureza da pesquisa na profissão. Por fim, a letra e fala que é 'resultado da apreensão das expressões da questão social', mas a pesquisa não é apenas consequência disso, é parte estruturante da atuação profissional.
    Portanto, o gabarito correto é a alternativa a.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.