Durante processo de apuração disciplinar em autarquia federal, foram identifi...

Durante processo de apuração disciplinar em autarquia federal, foram identificadas as seguintes situações envolvendo servidores: o primeiro utilizava equipamentos e sistemas do órgão para atividad...


publicidade
Durante processo de apuração disciplinar em autarquia federal, foram identificadas as seguintes situações envolvendo servidores: o primeiro utilizava equipamentos e sistemas do órgão para atividades de interesse particular durante o horário de expediente; o segundo divulgou a terceiros informações obtidas em razão do exercício do cargo, sem autorização da autoridade competente; o terceiro deixou de comunicar à chefia irregularidade de que tomou conhecimento durante a execução de suas atividades, alegando não ser de sua alçada a adoção de qualquer providência; e o quarto acumulava dois cargos públicos de técnico administrativo em órgãos distintos, sem autorização legal para a acumulação.
Analise as assertivas a seguir sobre as condutas descritas:

I.A utilização de equipamentos e sistemas públicos para fins particulares durante o horário de expediente configura violação do dever de dedicação ao serviço e uso indevido do patrimônio público, podendo ensejar responsabilização disciplinar do servidor.
II.A divulgação não autorizada de informações obtidas em razão do cargo configura violação do dever de sigilo funcional, que impõe ao servidor a obrigação de guardar segredo sobre matérias protegidas, sendo esse dever mantido mesmo após o encerramento do vínculo funcional com o órgão.
III.A omissão do servidor ao deixar de comunicar irregularidade de que tomou conhecimento não configura infração disciplinar, pois o dever de comunicação de irregularidades é atribuição exclusiva de servidores ocupantes de cargos de chefia ou de controle interno, não sendo exigível dos técnicos que exercem funções operacionais.
IV.A acumulação de dois cargos de técnico administrativo em órgãos distintos sem autorização legal configura irregularidade, pois a Constituição Federal veda, em regra, a acumulação remunerada de cargos públicos, admitindo-a apenas nas hipóteses expressamente previstas, que não incluem a acumulação de dois cargos técnicos da mesma natureza.

Estão corretas apenas as assertivas:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Camila Duarte
    Camila Duarte EQUIPE
    27/08/2026 • 19:01
    Vamos examinar com atenção as situações descritas na questão, pois elas se relacionam com obrigações e vedações previstas principalmente na Lei 8.112/90, que rege o servidor público federal, e na Constituição Federal, que fala das acumulações de cargo.

    Primeiro, sobre a utilização de equipamentos e sistemas do órgão para fins particulares: isso é claramente proibido ao servidor, que deve dedicação ao serviço e zelo ao patrimônio público. Inclusive, o uso do patrimônio público para interesses privados pode gerar responsabilização disciplinar, como consta na assertiva I, que está correta.

    Na segunda situação, temos a divulgação, sem autorização, de informações sigilosas. O sigilo funcional é um dever, inclusive após o fim do vínculo com a administração. Logo, a assertiva II também está correta porque traduz o que está na legislação.

    Sobre a terceira situação, a omissão do servidor que não comunica a irregularidade: todos os servidores têm o dever de comunicar fatos ilícitos dos quais tenham conhecimento, independentemente de exercerem função de chefia ou não. Assim, a assertiva III está incorreta, pois afirmar que só chefias ou auditores têm essa obrigação não corresponde ao texto da lei.

    Por fim, na quarta situação, quanto à acumulação de cargos: a Constituição admite algumas exceções, como dois cargos de professor ou um de professor e outro técnico, ou ainda dois cargos na área da saúde, mas não permite, em regra, dois cargos técnicos da mesma natureza, como descrito. Portanto, a assertiva IV está correta.

    Assim, as alternativas corretas são I, II e IV, conferindo com a alternativa a.
    Gabarito: a
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.