A preservação dos recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade geológica e...

A preservação dos recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade geológica e da biodiversidade, é uma das funções da Área de Preservação Permanente (APP). Analise as afirmativas abaixo com b...


publicidade
A preservação dos recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade geológica e da biodiversidade, é uma das funções da Área de Preservação Permanente (APP).
Analise as afirmativas abaixo com base na Lei Federal nº 12.651/2012.
1. Para cursos d’água que tenham de 10 a 50 metros de largura, a largura mínima da APP é de 25 metros. 2. No entorno de lagos e lagoas naturais com até 20 hectares de superfície, em áreas rurais, a largura mínima da APP é de 50 metros. 3. No entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, o raio mínimo da APP é de 50 metros. 4. Para cursos d’água que tenham de 50 a 200 metros de largura, a largura mínima da APP é de 115 metros.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    17/09/2026 • 02:01
    Vamos analisar a questão falando sobre a Área de Preservação Permanente, conhecida como APP, que é muito importante para proteger recursos naturais como água, solo e biodiversidade. A Lei Federal nº 12.651/2012, que trata do Código Florestal, determina a largura mínima dessas áreas que devem ser preservadas em volta de corpos d'água e outras formações naturais.

    Primeira afirmativa: para cursos d'água com largura entre 10 e 50 metros, a lei determina que a APP tenha largura mínima de 30 metros, não 25 metros. Portanto, a afirmativa 1 está incorreta.

    Segunda afirmativa: em torno de lagos e lagoas naturais com até 20 hectares, em áreas rurais, a largura mínima da APP é realmente de 50 metros. Esta afirmativa está correta.

    Terceira afirmativa: para nascentes e olhos d'água perenes, o Código Florestal estabelece raio mínimo de proteção de 50 metros, independente da situação topográfica. Logo, a afirmativa 3 também está correta.

    Quarta afirmativa: para cursos d'água com largura entre 50 e 200 metros, a largura mínima da APP é de 100 metros, não 115 metros. Assim, esta afirmativa está incorreta.

    Portanto, as afirmativas corretas são apenas as de números 2 e 3.

    Gabarito: c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.