A eficácia do controle fitossanitário depende não apenas da escolha do produt...

A eficácia do controle fitossanitário depende não apenas da escolha do produto correto, mas também da técnica de aplicação e da segurança do operador. Com base nos princípios do uso seguro e da tec...


publicidade
A eficácia do controle fitossanitário depende não apenas da escolha do produto correto, mas também da técnica de aplicação e da segurança do operador. Com base nos princípios do uso seguro e da tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, assinale a alternativa CORRETA.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    01/09/2026 • 15:02
    Essa questão trata de um tema muito importante na agricultura: o uso seguro e eficiente dos defensivos agrícolas, que são os produtos utilizados para controlar pragas, doenças e plantas daninhas. O controle fitossanitário não depende apenas de escolher o produto correto, mas também de como ele é aplicado e da segurança do trabalhador que manipula esses produtos.

    Vamos analisar as alternativas uma a uma. A alternativa (a) fala sobre o Intervalo de Reentrada (IR), que é o tempo mínimo que deve ser respeitado para que alguém possa entrar na área tratada após a aplicação do defensivo. O IR não tem a ver com o intervalo entre a colheita e o consumo, que é outro conceito conhecido como Intervalo de Segurança ou Prazo de Carência. Além disso, o respeito a esse intervalo não é facultativo, independente da toxicidade. Portanto, essa alternativa está incorreta.

    A alternativa (b) diz que para controlar plantas daninhas latifoliadas em pastagens no semiárido, o uso de bicos que produzem gotas muito finas é o mais indicado. Porém, gotas muito finas aumentam a deriva e o tempo de suspensão no ar, podendo causar perda do produto e contaminação ambiental. Em áreas de clima seco e vento, como o semiárido, o ideal é usar gotas maiores que minimizam a deriva. Alternativa incorreta.

    A alternativa (c) fala sobre a tríplice lavagem, método correto para limpar embalagens vazias de agrotóxicos. No entanto, a tríplice lavagem deve ser feita imediatamente após o uso, para evitar resíduo seco difícil de remover, e não preferencialmente ao final da jornada. Guardar resíduos para descarte posterior também pode ser arriscado. Por isso, essa alternativa está equivocada.

    A alternativa (d) traz uma informação errada sobre manejo da resistência de doenças: o controle químico não deve ser interrompido ao surgirem sintomas de resistência, e definitivamente não se deve dobrar a dose recomendada, pois isso pode aumentar a resistência e impactos no meio ambiente. Técnica incorreta.

    Por fim, a alternativa (e) corretamente aponta que o preparo da calda é o momento de maior risco de intoxicação, pois manuseia o produto concentrado e exige atenção à ordem de mistura e uso correto dos EPIs para minimizar riscos. Essa afirmação está alinhada com o correto procedimento de segurança.

    Portanto, a alternativa correta é a letra e.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.