Segundo o historiador Manolo Florentino, cerca de 75% dos africanos vendidos ...

Segundo o historiador Manolo Florentino, cerca de 75% dos africanos vendidos à América foram produtos de guerras realizadas para obter novos escravos. No século quinze, com a chegada dos portuguese...


publicidade
Segundo o historiador Manolo Florentino, cerca de 75% dos africanos vendidos à América foram produtos de guerras realizadas para obter novos escravos. No século quinze, com a chegada dos portugueses à África, a escravidão intensificou-se e as guerras se multiplicaram.
A partir de seus conhecimentos sobre a escravidão no Brasil, estabeleça associação entre as colunas a seguir.

1) Tráfico atlântico
2) Africanos no Brasil
3) Trabalhador liberto
4) Máscara de Flandres

( ) Instrumento usado como castigo, que permitia à vítima enxergar e respirar, mas a impedia de se alimentar.
( ) Indivíduos trazidos para a América pelo tráfico, na sua maioria, eram da África ocidental.
( ) Europeus de várias nações, africanos e mercadores do Rio de Janeiro e da Bahia estiveram envolvidos, tendo ocorrido durante trezentos anos.
( ) Afrodescendente que conseguiu a carta de alforria, após trabalho de 12 a 15 horas por dia, por longos anos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a coluna à direita de cima para baixo.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    01/09/2026 • 08:02
    Essa questão fala sobre o contexto da escravidão no Brasil e os aspectos associados a ela. Para responder, precisamos identificar corretamente as definições relacionadas a cada termo da coluna 1, associando-os às descrições da coluna 2.

    Vamos analisar uma a uma:

    - Máscara de Flandres (4): é um instrumento de tortura utilizado para castigo, que cobria o rosto, permitia enxergar e respirar, mas impedia a alimentação. Portanto, a primeira descrição corresponde à máscara de Flandres.

    - Africanos no Brasil (2): a maioria dos africanos trazidos para a América pelo tráfico atlântico, especialmente para o Brasil, eram originários da África Ocidental. Logo, a segunda descrição está associada aos africanos no Brasil.

    - Tráfico atlântico (1): envolve europeus, africanos e mercadores de cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Bahia, e dura cerca de trezentos anos. Isso corresponde à terceira descrição.

    - Trabalhador liberto (3): refere-se ao afrodescendente que conquistou carta de alforria após longos anos de trabalho intenso, como na quarta descrição.

    Portanto, a sequência correta associando as descrições (de cima para baixo) é: 4, 2, 1, 3.

    O gabarito é a alternativa c).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.