Em uma escola de Educação Básica, a equipe pedagógica desenvolve propostas qu...

Em uma escola de Educação Básica, a equipe pedagógica desenvolve propostas que articulam conhecimentos escolares às experiências dos estudantes, considerando diferentes referências culturais no p...


publicidade
Em uma escola de Educação Básica, a equipe pedagógica desenvolve propostas que articulam conhecimentos escolares às experiências dos estudantes, considerando diferentes referências culturais no processo educativo. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Edu cação Básica (2010) no seu art. 11, é correto afirmar que essa concepção compreende a escola como o espaço
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    07/09/2026 • 01:02
    A questão aborda um ponto central das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, especialmente no artigo 11, que trata da concepção de escola enquanto espaço de aprendizagem e construção cultural. A ideia aqui não é tratar a escola como um local apenas de transmissão passiva de saberes, mas sim um espaço de ressignificação e recriação cultural, onde as identidades dos estudantes são ativamente construídas e reconstruídas.

    A alternativa correta deve refletir essa visão de que a escola trabalha com a cultura de maneira dinâmica, considerando as diferentes experiências e referências das crianças e adolescentes, e não simplesmente reproduzindo valores já existentes ou limitando-se à transmissão de conteúdos.

    Analisando as alternativas:
    - A opção (a) fala da escola como transmissora e preservadora passiva da cultura, o que não corresponde ao que as Diretrizes propõem.
    - A opção (b) destaca que a escola é um espaço em que a cultura herdada é ressignificada e as identidades culturais são reconstruídas, o que está de acordo com o artigo 11.
    - A opção (c) enfatiza a adaptação dos estudantes às referências culturais já estabelecidas, o que vai contra a perspectiva de construção ativa das identidades.
    - A (d) reforça a sistematização curricular baseada na transmissão, novamente em contradição com a visão da escola como espaço de produção cultural e crítica.
    - A (e) foca na valorização das tradições, mas ressalta que não há interferência nos processos de construção das identidades, o que contradiz a natureza dinâmica da aprendizagem prevista.

    Portanto, a alternativa que expressa corretamente a concepção da escola apontada nas Diretrizes é a (b).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.