De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino d...

De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021), analise os objetivos gerais em produção de texto (escrita/multissemiose) e identifique os corretos: ...


publicidade
De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021), analise os objetivos gerais em produção de texto (escrita/multissemiose) e identifique os corretos:

I.Produzir enunciados concretos, isto é, considerando toda a situação específica de interação social.
II.Refletir individual e coletivamente sobre os textos produzidos.
III.Produzir textos com coerência e coesão e, no caso do texto oral, com observância na grafia e na pontuação.
IV.Adequar a linguagem à situação comunicativa (quem produz o texto, para quem produz, com que finalidade, onde o texto circula).
V.Expressar sentimentos e opiniões tendo em vista o respeito a posicionamentos contrários

No que se refere aos Objetivos gerais em produção de texto (escrita/multissemiose), estão corretos APENAS os objetivos:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    07/09/2026 • 00:02
    Vamos falar sobre produção de texto, que é um tema fundamental para entender como os estudantes devem desenvolver a escrita e outras formas de comunicação. O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021) apresenta objetivos gerais para a produção de texto que envolvem diferentes aspectos como adequação ao contexto, reflexão, coerência e respeito a opiniões.

    Analisando cada item:
    I. Produzir enunciados concretos, considerando a situação específica da interação social, está correto pois reforça a importância do contexto na produção textual.
    II. Refletir individual e coletivamente sobre os textos produzidos é fundamental para o processo de aprimoramento da escrita, então também está correto.
    III. Produzir textos com coerência e coesão é essencial, mas o texto oral não envolve grafia e pontuação, que são características do texto escrito. Portanto, essa parte do enunciado está errada.
    IV. Adequar a linguagem à situação comunicativa é um ponto central para uma boa produção textual, e está correto.
    V. Expressar sentimentos e opiniões com respeito aos posicionamentos contrários é um objetivo legítimo e importante para a formação cidadã, logo está correto.

    Portanto, os objetivos corretos são I, II, IV e V.

    Gabarito correto: a
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.