Os saberes adquiridos na formação inicial já não são suficientes para sustent...

Os saberes adquiridos na formação inicial já não são suficientes para sustentar, ao longo do tempo, o exercício profissional com a mesma qualidade de períodos anteriores. Conforme explica Pierre Lé...


publicidade
Os saberes adquiridos na formação inicial já não são suficientes para sustentar, ao longo do tempo, o exercício profissional com a mesma qualidade de períodos anteriores. Conforme explica Pierre Lévy (2010), "pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas no início do seu percurso profissional estará obsoleta no fim da sua carreira".
De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre tecnologias na educação, assinale a alternativa que melhor complementa essa ideia.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes EQUIPE
    06/09/2026 • 14:02
    O tema central dessa questão é a necessidade de atualização constante dos profissionais ao longo da carreira, especialmente diante das rápidas mudanças tecnológicas e do conhecimento. Pierre Lévy destaca que as competências adquiridas no início da carreira se tornam obsoletas com o tempo, o que indica a importância de processos contínuos de aprendizagem e atualização.

    No contexto educacional, as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental na promoção dessa aprendizagem ao longo da vida. Elas possibilitam a construção colaborativa do conhecimento, ampliam o acesso à informação e facilitam a atualização de saberes. Por isso, a alternativa que melhor complementa a ideia do texto é aquela que destaca como ambientes virtuais permitem não apenas a troca, mas a construção conjunta do conhecimento.

    As outras alternativas apresentam visões negativas ou limitadas sobre o papel das tecnologias, chamando a atenção para dificuldades, impactos negativos ou reduzidos, o que não condiz com o espírito da afirmação inicial do texto nem com o que se reconhece sobre o potencial das tecnologias na educação contemporânea.

    Portanto, a alternativa correta é a letra a, que enfatiza o aspecto colaborativo e construtivo dos ambientes virtuais de aprendizagem.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.