No âmbito dos Fundamentos do Ensino Religioso (ER), especialmente em sua conf...

No âmbito dos Fundamentos do Ensino Religioso (ER), especialmente em sua configuração não confessional e em diálogo com os direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre...


publicidade
No âmbito dos Fundamentos do Ensino Religioso (ER), especialmente em sua configuração não confessional e em diálogo com os direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.O Ensino Religioso de caráter não confessional organiza-se a partir do reconhecimento da diversidade de manifestações religiosas e não religiosas, promovendo abordagens que valorizam a dignidade humana e a pluralidade cultural.

PORQUE

II.A vinculação entre Ensino Religioso e direitos humanos implica a construção de práticas pedagógicas que favoreçam o respeito às diferenças, sem a indução de adesões a sistemas específicos de crença.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    04/09/2026 • 09:02
    Vamos conversar sobre o Ensino Religioso (ER) não confessional, que é um tema bastante atual e importante para a educação inclusiva. O ER não confessional busca apresentar as diversas manifestações religiosas e não religiosas sem privilegiar nenhuma delas, respeitando a pluralidade cultural e os direitos humanos. Isso significa valorizar a dignidade humana e promover o respeito às diferenças, evitando a doutrinação religiosa.

    A assertiva I diz que o ER não confessional está baseado no reconhecimento da diversidade e na valorização da dignidade humana e pluralidade cultural, o que está correto segundo os fundamentos atuais desse ensino. Já a assertiva II complementa que o vínculo entre ER e direitos humanos requer práticas pedagógicas que promovam o respeito, sem tentar converter os alunos a uma crença específica, o que também está alinhado com as diretrizes educacionais.

    Além disso, a segunda assertiva justifica a primeira, pois o respeito às diferenças e a ausência de indução a sistemas específicos de crença suportam e explicam como o ER não confessional valoriza essa diversidade e dignidade humana.

    Portanto, as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a I.

    Gabarito: b
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.