Durante o ano letivo, surgiram episódios recorrentes de comentários depreciat...

Durante o ano letivo, surgiram episódios recorrentes de comentários depreciativos dirigidos a estudantes estrangeiros. Em uma reunião pedagógica, o instrutor de atividades pedagógicas foi encarrega...


publicidade
Durante o ano letivo, surgiram episódios recorrentes de comentários depreciativos dirigidos a estudantes estrangeiros. Em uma reunião pedagógica, o instrutor de atividades pedagógicas foi encarregado de elaborar um plano de enfrentamento da situação. Considerando os princípios de uma educação comprometida com a convivência democrática, a valorização da diversidade e a promoção dos direitos humanos, qual medida demonstra maior adequação pedagógica?
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    06/09/2026 • 03:02
    Essa questão aborda um tema muito importante e atual na educação: como enfrentar a discriminação e promover um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso. Para começar, é fundamental entender que uma educação comprometida com a convivência democrática e a valorização da diversidade não deve focar apenas na punição, mas sim em uma ação educativa ampla e contínua.

    Analisando as alternativas, a letra a) propõe instituir um protocolo que combina ações educativas permanentes, formação dos profissionais, espaços de diálogo e revisão das práticas escolares. Essa proposta vai além da simples punição, trabalhando preventivamente, promovendo a conscientização e ampliando a participação de todos no combate ao preconceito.

    A alternativa b) fala em reforçar o regulamento e aplicar medidas disciplinares rigorosas. Embora seja importante haver regras claras, a defesa exclusiva da punição não atende ao aspecto pedagógico que busca transformação cultural e educativa.

    A opção c) sugere realizar atividades sobre diversidade em datas específicas. Essa ação é válida, mas limitada, pois tratar a questão em momentos pontuais não gera o engajamento permanente e aprofundado necessário para mudar atitudes.

    A alternativa d) propõe um programa de mediação para os envolvidos nos casos discriminatórios, o que pode ajudar na resolução de conflitos pontuais, mas não substitui ações mais amplas que envolvam toda a comunidade escolar e políticas educativas contínuas.

    Portanto, a alternativa que demonstra maior adequação pedagógica é a 'a', pois ela engloba um conjunto de medidas que promovem a educação para o respeito e a inclusão de maneira contínua e integrada.

    Gabarito: a
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.