Considere a frase abaixo para responder a presente questão.

Considere a frase abaixo para responder a presente questão."Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se...


publicidade

Considere a frase abaixo para responder a presente questão.

"Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática."

Considerando a concepção de formação docente expressa no trecho acima, assinale a alternativa que apresenta uma asserção CORRETA sobre a constituição da identidade profissional do professor.

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    06/09/2026 • 00:01
    Vamos falar sobre a formação do professor, um tema super importante no campo da educação. A questão traz um trecho que diz que ninguém nasce educador, mas que a gente se faz educador na prática e pela reflexão sobre essa prática. Isso já nos dá uma pista clara de que a construção da identidade profissional do professor é um processo contínuo e baseado na experiência e no aprendizado constante, e não algo fixo ou inato.

    Agora, analisando as alternativas:

    A) Diz que a docência depende primariamente de talento inato e vocação, o que contraria a ideia do texto, porque ele fala justamente que ninguém nasce educador, ou seja, não é um dom natural que determina o sucesso inicial.

    B) Apresenta que a formação do educador é dinâmica, contínua e ligada à prática, com análise crítica constante, o que está perfeitamente alinhado com o trecho citado.

    C) Afirma que o desenvolvimento para, após a formação acadêmica inicial, o que desconsidera a necessidade de aprendizagem e evolução ao longo da carreira, contradizendo o espírito do texto.

    D) Diz que a prática não precisa de embasamento teórico, o que é equivocado, pois a reflexão e o conhecimento teórico fundamentam uma prática eficaz.

    E) Alega que a identidade docente é estática e passiva, o que vai contra a ideia de que o professor se constrói e se forma continuamente.

    Portanto, a alternativa correta é a letra B, pois expressa exatamente a concepção dinâmica e reflexiva da formação docente expressa no trecho da questão.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.