A brincadeira é algo que pertence à criança, à infância. Sempre que se fala e...

A brincadeira é algo que pertence à criança, à infância. Sempre que se fala em crianças, se pensa em brinquedos, brincadeiras e jogos. Em relação ao brincar, avaliar se as afirmativas são certas (C...


publicidade
A brincadeira é algo que pertence à criança, à infância. Sempre que se fala em crianças, se pensa em brinquedos, brincadeiras e jogos. Em relação ao brincar, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Possibilita que a criança experimente, organize-se, regule-se, construa normas para si e para o outro. A criança cria e recria, a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca.
( ) É uma forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo, com o outro e com o mundo.
( ) É um conteúdo que deve ser trabalhado apenas na educação infantil, pois possibilita o processo de ajustamento das crianças pequenas à escola.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    05/09/2026 • 23:01
    Vamos falar um pouco sobre o brincar na infância, que é um tema fundamental para quem trabalha com educação infantil e desenvolvimento infantil. O brincar é visto não apenas como uma atividade divertida, mas como uma importante ferramenta para o desenvolvimento psicológico, emocional e social da criança.

    Analisando a primeira afirmativa: ela diz que o brincar possibilita que a criança experimente, se organize, se regule e construa normas para si e para o outro, além de criar e recriar o mundo que a cerca. Isso está correto, pois o brincar é um momento onde a criança desenvolve habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além de praticar a construção de regras e entender o ambiente ao redor.

    Na segunda afirmativa, está dito que o brincar é uma forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Essa ideia está certa também, porque o brincar é uma linguagem simbólica onde a criança expressa seus sentimentos e pensamentos e aprende a se comunicar.

    A terceira afirmativa defende que o brincar deve ser trabalhado apenas na educação infantil, para ajustar as crianças pequenas à escola. Isso não está correto, pois o brincar é uma atividade que transcende faixas etárias e deve ser valorizado em diferentes momentos da vida escolar e até mesmo fora dela.

    Com isso, a sequência correta é C (primeira afirmativa correta), C (segunda correta), e E (terceira errada). Portanto, o gabarito é a letra a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.