Cabe ao professor ter parâmetros claros de aprendizagem frente a tarefas e tr...

Cabe ao professor ter parâmetros claros de aprendizagem frente a tarefas e trabalhos, sem cair no risco das tarefas avaliativas desarticuladas de propostas pedagógicas multidimensionais, como teste...


publicidade
Cabe ao professor ter parâmetros claros de aprendizagem frente a tarefas e trabalhos, sem cair no risco das tarefas avaliativas desarticuladas de propostas pedagógicas multidimensionais, como testes objetivos, que não lhe permitirão obter indicadores qualitativos necessários para o acompanhamento da evolução de saberes diversos e complexos construídos pelos alunos.

(ESTEBAN, Maria Teresa. HOFFMANN, Jussara. SILVA, Janssen Felipe. (ORGs). Práticas Avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Capítulo 3, p. 53 a 64. Mediação. 2013. Adaptado)


A respeito do assunto, Hoffmann cita o relato de um professor, o qual diz que ao solicitar aos alunos de 6a série (hoje 7o ano) que narrassem as histórias de suas famílias, percebeu a grande dificuldade que tinham em realizar tal tarefa. Nesse contexto, para evitar as tarefas objetivas, de acordo com Hoffmann, é necessário que as tarefas avaliativas
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    05/09/2026 • 19:01
    Esta questão aborda a importância da avaliação na educação, especialmente sobre como propostas avaliativas devem ser construídas para promover aprendizagens significativas e multidimensionais. A avaliação não deve se limitar a testes objetivos e isolados, pois esses não capturam a complexidade dos saberes que os alunos desenvolvem.

    No trecho citado, o foco está na necessidade de que as tarefas avaliativas estejam integradas às práticas pedagógicas, respeitando a diversidade de aprendizagens e considerando contextos reais e significativos para os alunos. Hoffmann destaca que evitar tarefas avaliativas exclusivamente objetivas exige que elas sejam mais contextualizadas, integradoras e que promovam a evolução do aluno de forma humanizada e multidisciplinar.

    Analisando as alternativas, a letra A destaca que as tarefas avaliativas devem resultar em encaminhamentos interdisciplinares por meio da mediação conjunta entre professores, com estratégias pedagógicas voltadas para a evolução harmoniosa do aluno. Isso está alinhado com a ideia central de Hoffmann sobre uma avaliação integrada e que valorize múltiplas dimensões do aprendizado, evitando avaliações desarticuladas e isoladas.

    As demais alternativas apresentam pontos que vão contra essa proposta: independentismo das práticas (letra B), foco na competição e no desempenho individual de forma hierarquizada (letra C), manter a autossuficiência de cada disciplina sem articulação (letra D), e valorizar apenas o produto final sem considerar o processo (letra E). Portanto, a alternativa correta é a letra A.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.