O Decreto nº 5.154/2004 reestrutura a Educação Profissional e Tecnológica no ...

O Decreto nº 5.154/2004 reestrutura a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e define as formas de articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio. À luz de...


publicidade
O Decreto nº 5.154/2004 reestrutura a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e define as formas de articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio. À luz desse Decreto, assinale a alternativa correta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    05/09/2026 • 18:01
    Vamos falar um pouco sobre a educação profissional técnica e tecnóloga no Brasil, especialmente com base no Decreto nº 5.154/2004, que trata da estruturação e articulação desses cursos com o ensino médio. Esse Decreto visa organizar os cursos de forma a garantir que haja coerência entre a formação profissional e a escolaridade básica, respeitando etapas e possibilidades de continuidade ou terminalidade.

    No Decreto, destaca-se que os cursos profissionalizantes podem ser estruturados em etapas, permitindo saídas intermediárias, ou seja, o aluno pode concluir uma etapa e receber um certificado que o habilita para determinadas atividades, antes de completar todo o curso.

    Analisando as alternativas, a alternativa (a) cita as etapas com terminalidade e a possibilidade de saídas intermediárias, que é uma característica importante prevista no Decreto. A alternativa (b) indica que há diplomação antes da conclusão com aproveitamento, o que não está correto, pois a diplomação ocorre ao fim do curso.

    As alternativas (c) e (d) apresentam conceitos sobre a forma de articulação, mas apresentam incorreções, pois a articulação pode ser realizada de maneira integrada ou concomitante, e as condições para matrícula não são restrictivas conforme colocado.

    A alternativa (e) incorretamente menciona um Conselho Regional de Educação, quando o correto seria o Conselho Nacional de Educação (CNE) que define as diretrizes curriculares nacionais.

    Portanto, a alternativa correta é a (a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.