A prática da avaliação escolar assume um papel estratégico na mediação pedagó...

A prática da avaliação escolar assume um papel estratégico na mediação pedagógica, exigindo do corpo docente uma compreensão que supere a mera atribuição formal de notas. Ao considerar as atribuiçõ...


publicidade
A prática da avaliação escolar assume um papel estratégico na mediação pedagógica, exigindo do corpo docente uma compreensão que supere a mera atribuição formal de notas. Ao considerar as atribuições e o alcance das ações de mensuração e acompanhamento ao longo do planejamento pedagógico, assinale a alternativa correta:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    05/09/2026 • 17:01
    Essa questão aborda o tema da avaliação escolar, que é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Avaliar não é apenas dar notas, mas sim entender como o aluno está se desenvolvendo, quais dificuldades enfrentam e como o ensino pode ser melhorado ao longo do tempo.
    A avaliação deve ser vista como um processo contínuo, que acompanha o aluno no início, meio e fim do percurso de aprendizagem. Isso permite identificar problemas rapidamente e promover intervenções que ajudem o aluno a superar esses obstáculos, garantindo um aprendizado efetivo.
    Analisando as alternativas:
    a) Está correta, pois considera que a verificação e qualificação dos resultados da aprendizagem acontecem em vários momentos e têm o objetivo de diagnosticar e superar dificuldades, o que está alinhado com uma avaliação formativa e estratégica.
    b) Está incorreta, porque os momentos iniciais devem sim incluir uma avaliação diagnóstica para entender o nível dos alunos e planejar melhor o ensino; reduzi-la a procedimentos burocráticos vai contra as boas práticas pedagógicas.
    c) Errada, já que focar a avaliação somente no final prejudica o acompanhamento e a possibilidade de intervenções que possam modificar o desempenho ao longo do tempo.
    d) Também incorreta, porque o incentivo à dedicação contínua requer avaliações qualitativas ao longo do processo, não apenas quantitativas e não apenas no final.
    e) Errada, pois a correção de falhas deve ser integrada ao processo pedagógico de forma construtiva, não apenas com medidas punitivas e isoladas.
    Portanto, a alternativa correta é a letra a.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.