No cognitivismo, o processo de aquisição da linguagem acompanha etapas do des...

No cognitivismo, o processo de aquisição da linguagem acompanha etapas do desenvolvimento humano, cada uma caracterizada por formas específicas de percepção, representação e raciocínio. Assoc...


publicidade
No cognitivismo, o processo de aquisição da linguagem acompanha etapas do desenvolvimento humano, cada uma caracterizada por formas específicas de percepção, representação e raciocínio.
Associe a Coluna I à Coluna II e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

Coluna I

1. Período sensório-motor
2. Pré-operatório
3. Operações concretas
4. Operações formais

Coluna II

( ) A criança vai adquirindo, por meio do domínio da linguagem, mais autonomia.
( ) A criança passa a desenvolver os esquemas representativos, e as associações lingüísticas são configuradas a partir da representação.
( ) O pensamento lógico e objetivo prevalecem, e a criança é capaz de construir um conhecimento mais ajustado à sua realidade.
( ) A criança baseia-se em percepções sensoriais e esquemas motores.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    04/09/2026 • 22:02
    Essa questão aborda o desenvolvimento cognitivo segundo a teoria de Piaget, que é fundamental para entender como as crianças adquirem a linguagem e desenvolvem suas capacidades cognitivas. Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.

    No período sensório-motor (do nascimento até cerca de 2 anos), a criança aprende sobre o mundo por meio de suas percepções sensoriais e ações motoras; essa fase é marcada pelo desenvolvimento de esquemas motores básicos.

    No período pré-operatório (dos 2 até os 7 anos), a criança desenvolve a capacidade de representação simbólica, ou seja, começa a representar objetos e eventos mentalmente, embora seu pensamento ainda não seja totalmente lógico.

    No estágio das operações concretas (dos 7 aos 11 anos aproximadamente), a criança adquire o pensamento lógico e objetivo, sendo capaz de lidar com situações concretas e entender relações de causa e efeito.

    Finalmente, no estágio das operações formais (a partir dos 11 anos), a criança desenvolve o pensamento abstrato e hipotético, ganhando maior autonomia por meio do domínio da linguagem e da capacidade de raciocinar sobre conceitos hipotéticos e abstratos.

    Assim, combinando essas ideias com as descrições da Coluna II, temos:
    - "A criança baseia-se em percepções sensoriais e esquemas motores." corresponde ao período sensório-motor (1).
    - "A criança passa a desenvolver os esquemas representativos, e as associações linguísticas são configuradas a partir da representação." corresponde ao pré-operatório (2).
    - "O pensamento lógico e objetivo prevalecem, e a criança é capaz de construir um conhecimento mais ajustado à sua realidade." corresponde às operações concretas (3).
    - "A criança vai adquirindo, por meio do domínio da linguagem, mais autonomia." corresponde às operações formais (4).

    Portanto, a sequência correta é: 4 - 2 - 3 - 1, o que corresponde à alternativa b).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.