A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB − Lei nº 9.394/1996) é...

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB − Lei nº 9.394/1996) é a principal legislação que regulamenta o sistema educacional brasileiro, estabelecendo os princípios, as diretrizes e a...


publicidade
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB − Lei nº 9.394/1996) é a principal legislação que regulamenta o sistema educacional brasileiro, estabelecendo os princípios, as diretrizes e a organização da educação nacional.
Com base no disposto no art. 7º-A da LDB, assinale a alternativa incorreta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    04/09/2026 • 21:02
    Vamos falar sobre o artigo 7º-A da LDB, que trata do direito do aluno de se ausentar de provas ou aulas em dias que conflitam com seus preceitos religiosos. Esse artigo visa garantir a liberdade religiosa na educação, permitindo que o estudante não tenha prejuízo pedagógico por conta de crenças religiosas.

    Primeiro, o direito aplica-se a todas as instituições de ensino, públicas e privadas, e para todos os níveis de ensino, conforme está correto na alternativa b.

    Sobre a prestação alternativa, que seria a reposição da atividade perdida, ela deve sim observar os parâmetros curriculares e o plano de aula do dia em que o aluno se ausentou, garantindo assim a equivalência do conteúdo, o que confirma a alternativa c.

    Também é necessário que o aluno faça uma solicitação prévia e motivada para exercer esse direito; a ausência não é automática nem dispensada de formalização, como diz a alternativa d, que está correta.

    A alternativa a, porém, afirma que o cumprimento da prestação alternativa substitui principalmente para fins de registro pedagógico, e que a regularização do registro de frequência seria uma providência complementar e sujeita a critérios da instituição. Isso está incorreto, pois o dever de garantir a frequência para fins legais não pode ser deixado a critério da instituição; o artigo assegura que o direito à ausência por motivo religioso deve ser considerado para efeito da frequência, sem prejuízo.

    Dessa forma, a alternativa incorreta é a a.

    Gabarito: alternativa a.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.