A definição do campo sobre o qual o ensino deve incidir constitui decisão did...

A definição do campo sobre o qual o ensino deve incidir constitui decisão didática de consequências diretas sobre o desenvolvimento do estudante. Analise as seguintes asserções e a relação proposta...


publicidade
A definição do campo sobre o qual o ensino deve incidir constitui decisão didática de consequências diretas sobre o desenvolvimento do estudante. Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. O trabalho pedagógico produz maior efeito sobre o desenvolvimento quando incide sobre funções psicológicas ainda em maturação no estudante.

PORQUE

II. A zona de desenvolvimento proximal delimita o campo das funções já consolidadas, que o estudante realiza sem o auxílio de parceiros mais experientes.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    09/09/2026 • 07:02
    Vamos falar sobre um conceito muito importante na educação que é a "zona de desenvolvimento proximal", proposto pelo psicólogo Lev Vygotsky. Esse conceito ajuda a entender melhor como o aprendizado acontece e qual conteúdo o ensino deve focar.

    A asserção I diz que o trabalho pedagógico é mais eficaz quando focado em funções psicológicas que ainda estão se desenvolvendo no estudante, ou seja, habilidades ou conhecimentos que o aluno ainda não domina totalmente, mas está em processo de aprender. Isso está correto e está alinhado com a teoria de Vygotsky, que defendia a importância de impulsionar o aprendizado justamente nas áreas em desenvolvimento.

    Já a asserção II menciona que a zona de desenvolvimento proximal seria o campo das funções já consolidadas, realizadas sem ajuda de alguém mais experiente. Isso é impreciso. Na verdade, a zona de desenvolvimento proximal é o espaço onde o estudante ainda não consegue realizar a tarefa sozinho, mas consegue com auxílio, ou seja, funções em desenvolvimento, não aquelas já consolidadas. As funções já consolidadas pertencem à zona de desenvolvimento real, e não à proximal. Portanto, a asserção II é falsa.

    Por isso, a alternativa correta é a que afirma que I é verdadeira e II é falsa, ou seja, a letra a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.