Sobre a competência tributária, assinale a alternativa INCORRETA:

Sobre a competência tributária, assinale a alternativa INCORRETA:


publicidade
Sobre a competência tributária, assinale a alternativa INCORRETA:

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    16/09/2026 • 18:01
    Para entender essa questão, precisamos rever o conceito de competência tributária, que é a atribuição legal que cada ente federativo (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) tem para instituir tributos, conforme definido na Constituição Federal. Cada esfera tem impostos específicos que pode criar.

    A alternativa (a) está correta, pois a União realmente tem competência para instituir impostos sobre grandes fortunas (ainda que este imposto não tenha sido implementado), importações e exportações.

    A alternativa (b) também está correta, uma vez que cabe aos Municípios instituir o imposto sobre a propriedade territorial urbana (IPTU).

    A alternativa (c) menciona que o Distrito Federal e os Municípios podem instituir contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública (CIP). Isso está correto, pois a CIP é um tributo previsto para ser cobrado por essas duas esferas.

    A alternativa (d) afirma que os Estados têm competência para instituir imposto sobre a transferência onerosa de imóveis entre vivos. No entanto, conforme a Constituição, esse imposto é chamado ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), e a competência é dos Municípios, não dos Estados. Logo, essa alternativa está incorreta.

    Portanto, a alternativa incorreta é a letra (d).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.